Testes de Estanqueidade

O Testes de Estanqueidade é uma ferramenta fundamental para avaliação de um dos aspectos principais de conformidade técnica de tanques subterrâneos de combustíveis sob o prisma ambiental, qual seja: a garantia de que o produto armazenado em um SASC não está em contato com o meio ambiente. Com o auxílio de avançados equipamentos devidamente calibrados e de softwares específicos, a ECOTEC realiza Teste de Estanqueidade (Underfill e Ullage) que são capazes de detectar, de forma rápida e segura, vazamentos em tanques, tubulações de respiro e de descarga à distância, tubos de enchimento, nipples de extratoras e linhas de retorno.

Instalação de SPDA

Sistemas de Proteção contra Descargas Atmosféricas tem como objetivo blindar uma estrutura, seus ocupantes e seus conteúdos dos efeitos térmicos, mecânicos e elétricos associados às descargas atmosféricas. O sistema atua de modo que a descarga atmosférica possa entrar ou sair do solo sem passar através das partes condutoras da estrutura ou através de seus ocupantes evitando danos ou ou acidentes. Salienta-se que um sistema de proteção contra raios não impede que o raio atinja a estrutura; ele promove um meio para controlar e impedir danos através da criação de um caminho de baixa resistência elétrica para a corrente elétrica fluir para o solo.

Remediação Ambiental

Assim que identificado e comprovado um cenário de contaminação ambiental no subsolo do empreendimento e, ainda, que esta situação coloque em risco a vida humana na circunvizinhança do mesmo, são necessárias medidas mitigadoras, intrusivas ou não, no sentido de alterar o quadro, com base em referenciais previamente estabelecidas pelos órgãos ambientais. Cada caso apresenta características próprias e deve ser analisado com tal. Após um diagnóstico específico, são propostos Planos ou Sistemas de Remediação específicos.

Sondagens
Poços de Monitoramento.

Os poços de monitoramento são usados principalmente para: - Efetuar medições do nível d’água subterrânea a serem utilizadas na elaboração de mapas potenciométricos; - Coleta de amostras de água subterrânea para caracterização geoquímica, investigação da contaminação e extensão das plumas; - realização de ensaios hidrogeológicos para determinação de velocidade e direções de fluxo das águas subterrâneas, condutividades hidráulicas, dispersividades e retardamentos.

Investigações e Análise de Risco (RBCA)

Trata-se de um conjunto de procedimentos, geralmente embasados por Termos Técnicos de Referência expedidos pelos órgãos ambientais, que permitem estabelecer um diagnóstico de situação de um empreendimento quanto à adequação de suas instalações para o tipo de atividade que desenvolve, bem como, verificar a presença de hidrocarbonetos oriundos dos combustíveis no subsolo ou no lençol freático. A Investigação de Passivo Ambiental e, conseqüêntemente, o relatório advindo deste estudo, são partes integrantes não só de processos de Licenciamento Ambiental, mas também de negociações de transferência de posse do empreendimento e, ainda, do contrato de fornecimento de produtos como as Distribuidoras de Combustíveis.

Contato